O conceito de responsabilidade social (RS) mostra que é possível compreender este fenómeno com a Segurança, tendo em conta que esta estabelece conexão com o direito de usufruir de uma vida longa, saudável e o mais segura possível. As novas exigências de Segurança impõem uma ação mais concertada entre as forças policiais e os vários setores da sociedade, incluindo, o da saúde. Contudo, não mostram de que forma possa ser alcançado o desafio de melhoria na articulação multissetorial. No entanto, parece que um estudo pormenorizado dos programas de responsabilidade social implementados pelas polícias, possa vir a ajudar a curto prazo.
Para que haja comunicação, terá que existir um tom certo que se atinge com o entendimento entre o emissor e o recetor. Quando o tema é segurança, e isso representa vida, os recursos de comunicação são reduzidos.
Lean People da segurança e saúde no trabalho, torna as empresas mais competitivas através da segurança e saúde num mercado cada vez mais difícil, deixando de ser uma opção para se tornar uma obrigatoriedade.
O tipo de relações de confiança e o compromisso visível da organização vai determinar a nomeação e seleção dos observadores comportamentais ou preventivos. Estes observadores assumem várias funções, que seguem o PDCA de Deming. É obrigatório os observadores comportamentais preventivos de segurança terem formação educativa. O procedimento das suas observações deve incluir um ponto sobre motivação aos próprios observadores.
Qualquer atividade humana está sujeita a perigos e riscos e o trabalho laboratorial não é exceção. Uma das medidas de prevenção é sensibilizar, formar e motivar.Qualquer atividade humana está sujeita a perigos e riscos e o trabalho laboratorial não é exceção. Uma das medidas de prevenção é sensibilizar, formar e motivar.
Os “novos riscos” provenientes dos empregos verdes são essencialmente uma mistura de riscos já conhecidos. Nas energias renováveis, os riscos são múltiplos e alguns considerados de risco elevado. Torna-se obrigatório a existência de incorporação de novos conhecimentos por parte dos trabalhadores expostos, mas o problema é a velocidade prevista para a evolução da economia verde que pode originar falhas nessas competências.Os “novos riscos” provenientes dos empregos verdes são essencialmente uma mistura de riscos já conhecidos. Nas energias renováveis, os riscos são múltiplos e alguns considerados de risco elevado. Torna-se obrigatório a existência de incorporação de novos conhecimentos por parte dos trabalhadores expostos, mas o problema é a velocidade prevista para a evolução da economia verde que pode originar falhas nessas competências.
Os grandes avanços verificados, nos últimos anos, nas ciências da formação demonstram que o termo andragogia é uma das vias de melhoria da qualidade das práticas formativas. No entanto, a andragogia continua a ser praticamente desconhecida, e até ignorada. Continua-se a dar formação a adultos segundo o método utilizado em crianças, com base na pedagogia. Afinal, nas empresas trabalham crianças?
A percepção humana influencia a prevenção de acidentes de trabalho e ocorrência de comportamentos seguros, já que é este fator que faz a diferença entre o risco percebido e o risco real. Também os resultados das observações comportamentais poderão ser influenciados pelas diferentes percepções dos observadores, uma vez que os mesmos são indivíduos sociais. Para reduzir esta influência sugere-se o aumento da frequência e a inclusão da visão de outros observadores.
O Desenvolvimento de um exercício de emergência, é a etapa fulcral do planeamento e determinante na Concepção de exercícios. A fase de Desenvolvimento poderá ser composta por oito passos, que devem ser planeados e executados de forma rigorosa, nomeadamente os quatro primeiros. O comportamento das pessoas em treino depende de múltiplos factores, da qualidade do Planeamento, das cinco etapas da Concepção e da qualidade da Equipa de Condução.
A psicodinâmica do trabalho tem contribuído para compreender as respetivas consequências, associadas às novas formas de organização do trabalho, particularmente aquelas que estão relacionadas com descompensações mentais ou psicossociais, onde podemos incluir o suicídio e a morte do trabalhador. É sem dúvida um dos grandes dramas do mundo do trabalho contemporâneo!
O modelo de processos preventivos e ações educativas tem que ser revisado. Há que revisar nossos modelos de capacitação e treinamento dentro das empresas, sob pena de serem realizados altos investimentos em ações sem que seja gerada mudança de consciência e comportamento. Os aprendizes como “receptores” passivos à informação estão em franca decadência. O ser humano atual é hiper-estimulado, com livre acesso à informação, mais exigente quanto ao tipo de estímulo que recebe, mais crítico à cerca do que lê e ouve, bastante desatento e disperso. Este paradigma não se muda de um dia para a noite.
A metodologia apresentada é aplicada à gestão dos indicadores de Segurança do Trabalho, como objetivo difundir a cultura de produção segura, onde segurança e produtividade caminham juntas. A ferramenta descrita trata-se de um projeto piloto, numa Indústria de Papel e Celulose. Ocorre o aumento da participação de pessoas dos níveis hierárquicos inferiores, devido à aproximação com os processos e atividades.