NOTÍCIAS

Realizou-se a 5 deste mês o Seminário de encerramento da Campanha Europeia 2018-19: “Locais de Trabalho Saudáveis – Gerir as Substâncias Perigosas”, iniciativa promovida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, representada em Portugal pela Dra. Emília Telo. Tratou-se de um evento que procurou celebrar o final de mais uma campanha de prevenção da Segurança e Saúde no Trabalho, que reuniu participantes nacionais e internacionais de entidades públicas, como a ACT e Agência Europeia e representantes de diversas empresas de todo o país. Um evento com um público abundante e interessado que procurou partilhar e aprender sobre o tema e celebrar os resultados obtidos.

Foram particularmente interessantes a partilha de boas práticas empresariais na gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, mais em particular na Gestão de Substâncias Perigosas. A empresa Adra – Águas da Região de Aveiro, partilhou uma apresentação com vários exemplos práticos da sua estratégia de prevenção de acidentes e de doenças profissionais, mais particularmente com vídeos feitos dentro da empresa e com os seus colaboradores, exemplificando de uma forma divertida, os procedimentos pretendidos em atividades de rotina, utilização de EPI’s, cuidados na manipulação de químicos, exercícios de ginástica laboral e melhorias ergonómicas. A Câmara Municipal de Lisboa partilhou o seu procedimento de Gestão de matérias perigosas, programa sustentado ao longo dos últimos 11 anos, exemplificando o cuidado interdepartamental entre a Direção Higiene e Segurança no Trabalho, quem compra as substâncias perigosas e quem as armazena e utiliza, com um esforço permanente em reduzir o número de químicos disponíveis para compra e em stock e assim minorar a exposição dos trabalhadores. A Sakthi Portugal, uma empresa multinacional da área da fundição sediada em Águeda, demonstrou o seu compromisso com a campanha com o seu processo de controlo de legionella no tratamento de águas industriais de arrefecimento dos circuitos de torres de refrigeração dos seus fornos. A Tyco Electronics, empresa multinacional americana sediada em Évora, apresentou o seu sistema de gestão de substâncias perigosas, com um processo perfeitamente standardizado, detalhando todos os passos desde a escolha de um novo químico, avaliação se este será mesmo necessário, avaliações de segurança prévias à compra, cuidados na receção, formação aos colaboradores sobre o novo químico, cuidados no armazenamento e utilização e posterior encaminhamento seguro para resíduo, no final do ciclo de vida do químico e/ou respetivo recipiente. Todos os casos demonstraram um grande compromisso com a prevenção e mostraram ir sempre mais além do que o estrito tratamento de Substâncias Perigosas, principal motivação da campanha.
Após apresentações e demonstração do efetivo compromisso e sucessos obtidos pelas empresas ao adotarem a Campanha, foram entregues Declarações de participação às empresas atrás descritas e à Megasa e à Joaquim Chaves Saúde, cerimónia na qual a Revista Segurança Comportamental se associou, como parceiro de longa data da Agência Europeia, na atribuição das Declarações e votos de parabéns a todos os participantes, na pessoa do seu Sub-Diretor, Eng. César Petrónio Augusto. A sessão de trabalho terminou com a intervenção do Dr. Carlos Jorge Pereira, Diretor de Serviços para a Promoção de Segurança e Saúde no Trabalho da ACT, numa intervenção que pretendeu motivar a continuação do esforço coletivo de todas as empresas presentes na prevenção de riscos e de doenças profissionais, manifestando o empenho da ACT no suporte e ajuda a toda a comunidade ali presente.


Atualmente a Revista Segurança Comportamental encontra-se na elaboração do balanço do apoio a esta campanha para remeter às entidades competentes e também no planeamento do apoio para a próxima campanha 2020-22 focada na prevenção de lesões musculosqueléticas (LME) relacionadas com o trabalho!

ACIDENTES E QUASE-ACIDENTES - INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE (4.ª Ed.)
02 e 03 de dezembro, no Holiday Inn Lisbon-Continental | Lisboa

O 7.º Workshop sobre Segurança e Saúde Comportamental realizou-se em Lisboa, no dia 29 de maio de 2019, contou com 150 inscritos, estando representada fortemente a Indústria, assim como, o setor dos Serviços e empresas de Consultoria. A Revista Segurança Comportamental tem como um dos focos a ciência andragogica e por esse motivo os oradores integravam as experiências e saberes dos participantes nos discursos, tendo um papel mais próximo dos participantes.  O jogos estiveram presentes, o que confluiu numa quebra de gelo, estimulando a informalidade das relações e promovendo a confiança entre os participantes. Todos os participantes do evento tiveram a oportunidade de intervir ativamente, tomando a iniciativa de estruturarem o seu caminho de mudança comportamental em segurança. Alguns identificaram os seus comportamentos alvo, definiram um período de mudança, ações a desenvolver e o seu par de prevenção para ajuda-mútua. O sorteio de vários exemplares do livro de "comportamento seguro" foi também um momento de muita positividade e emotividade.   

+ Informações AQUI 

A Revista Segurança Comportamental define como tema para as comemorações do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho de 2019 “Partilha de Conhecimento para uma Cultura de Cuidado”.  É com este tema que abrimos os DIAS +SC, são dias que serão disponibilizados gratuitamente Edições ou Artigos.  Para comemorar este dia, a recente edição12 é disponibilizada de forma grátis entre 28 de abril a 5 de maio.
Com esta iniciativa a Revista Segurança Comportamental pretende agir em favor da sua Missão “Ajudar a criar ou moldar valores, atitudes e comportamentos, em prol de um ambiente social, ambiental e económico sustentável!”
Partilhe o seu conhecimento e cuide de si, cuide dos outros e permita que cuidem de si também! Registe-se e aceda AQUI. 

A Páscoa é recheada de símbolos representativos. O ovo é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz.
Também todos os intervenientes na gestão da segurança devem ter a preocupação, coragem e resiliência de renovação ou renascimento nas análises, investigações, na aplicação de medidas preventivas, entre outras, para melhorar a vida dos trabalhadores e indivíduos sociais, e desta maneira poder participar na promoção de uma vida mais saudável, segura e feliz! 
Trabalhar em segurança é um bem maior. Seja reconhecido e lembrado por isso!
Boa Páscoa em Segurança!

7º Workshop de Segurança e Saúde Comportamental - 29-05-2019, ISEC, Lisboa, Portugal

A nossa política de responsabilidade social tem também como objetivo facilitar o ACESSO AO CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO A QUEM MAIS PRECISA e principalmente A QUEM TEM DIFICULDADES ECONÓMICO-FINANCEIRAS. Assim, foram selecionados os grupos de jovens-estudantes e os desempregados (habilitações em ciências-sociais, e, segurança e saúde) e atribuídas facilidades nas inscrições, especificamente REDUÇÃO DE 50% no valor e OFERTA GRATUITA respetivamente

A Revista Segurança Comportamental é parceiro oficial da “Campanha 2018-19: Locais de trabalho saudáveis: gerir as substâncias perigosas”, da EU-OSHA.

As empresas têm crianças a trabalhar?
Então, porque utiliza a Pedagogia?
Venha conhecer a Andragogia!
Previna Ocorrências!

Realiza-se pela 1ª vez em Portugal um evento sobre Safety-Coaching, tendo como população alvo o público em geral. Portugal & Brasil juntos! Inscreva-se e receba uma entrada gratuita para o 7º Workshop sobre Segurança e Saúde Comportamental.

Resolução da Assembleia da República n.º 245/2018 - Recomenda ao Governo que promova a segurança e a saúde no trabalho e elabore um programa nacional de prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais

Estudo “Aon EMEA Health Survey” 2018, visa identificar os principais problemas de saúde que as empresas enfrentam quando desenvolvem estratégias de risco, incluindo oportunidades e desafios.

Foi hoje ratificada pelo Presidente da República, a Convenção 187, Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho.

Pág. 1 de 4

Segurança Comportamental

A revista Segurança Comportamental é uma revista técnico-científica, com carácter independente, sendo a única revista em Portugal especializada em comportamentos de segurança.

Social Share

Pagamentos

# # # #


 

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…