A publicação de Artigos

1) Informações sobre a publicação de artigos na Revista Segurança Comportamental

Abaixo relacionamos informações importantes sobre condições gerais da publicação, avaliação dos artigos e dados para contacto com o editor:

1.1) Condições gerais:
a) A revista publica artigos na área de segurança comportamental, tendo como missão ajudar, a criar ou moldar valores, atitudes e comportamentos em prol de um ambiente social e laboral mais seguro e saudável.
b) A revista tem carácter independente.
c) Oportunamente serão publicados números temáticos, se assim o entender.
d) A Revista reserva-se o direito de recusar artigos que não atendam às suas linhas editoriais e às modificações sugeridas pelo Conselho Editorial.
e) O Conselho Editorial, dependendo da especificidade da matéria, e caso considere necessário, poderá encaminhá-lo o artigo para parecer de consultores ad hoc.
f) O Conselho Editorial poderá aprovar pequenas alterações de carácter meramente formal, visando à adequação da matéria aos padrões da revista, não sendo admitida modificação de estrutura, conteúdo ou estilo sem o prévio consentimento do autor.
g) Os autores serão notificados sobre a recepção de seus artigos dentro de um prazo máximo de 15 dias úteis;
h) Os artigos assinados serão de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam necessariamente a opinião da revista.
i) A colaboração não é remunerada;
j) O artigo fica disponibilizado por tempo indeterminado;
k) As traduções ficarão a cargo do autor.

1.2) Avaliação:
a) Todos os originais serão submetidos ao Conselho Editorial que decide, em carácter sigiloso, sobre a conveniência da aceitação dos conteúdos que serão enviadas pelos autores, emitindo parecer conclusivo:
- Aprovado;
- Não aprovado;
- Aprovado com sugestões e/ou restrições (artigos potencialmente de boa qualidade, mas com problemas pontuais de redacção, argumentação, dados factuais, etc.);
- Reprovado com sugestões para reapresentação (artigos com boas ideias e/ou pontos de partida, mas com problemas estruturais que precisam necessariamente ser equacionados);
b) Caso o artigo seja aprovado, a Revista Segurança Comportamental enviará uma declaração de publicação para assinatura do(s) autor(es).
c) Todas as colaborações são avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista Segurança Comportamental ou se houver necessidade pelos consultores ad hoc;
d) Como a avaliação é feita de forma voluntária e sem remuneração, não existe um prazo previamente estipulado para a avaliação, embora seja realizada o mais rápido possível.

2) Normas para publicação de artigos

O artigo enviado para publicação na revista Segurança Comportamental deve atender às seguintes normativas:

a) Sinopse curricular: o curriculum vitae deve ser incluído imediatamente a seguir ao nome do autor, com um tamanho máximo de 500 caracteres com espaço;
b) Título e subtítulo: o título e os subtítulos devem registar o mais objectivamente possível os conteúdos;
c) Entrada (resumo): depois do título deve apresentar um pequeno resumo de no máximo 100 caracteres sem espaços;
d) Saliências: todas as ideias mais importantes do artigo deverão ser sublinhadas.
e) Tamanho: varia tendo em conta a publicação na revista ou nos cadernos temáticos, assim:
Para publicação na revista, o artigo deve ter no máximo (excluindo as referencias bibliográficas):
- 7.500 caracteres sem espaços na área da segurança comportamental no trabalho;
- 5.000 caracteres sem espaços na área da segurança comportamental na sociedade;
- 5.000 caracteres sem espaços na área de considerações teórico-práticas.
Para publicação em digital, o artigo deve ter as seguintes dimensões (excluindo as referencias bibliográficas):
- No mínimo 50.000 caracteres sem espaços;
- No máximo 100.000 caracteres sem espaços.
f) Ilustrações: as imagens de ilustração (fotos + desenhos) devem ser enviadas em arquivos TIF, RGB, JPG, em alta resolução 300 dpis, com tamanho 21,2 cm de largura e 29,9 de altura. O número ideal de imagens gira em torno de 6 imagens a 10 imagens. As imagens, que devem necessariamente ser enviados em separado, não podem, em hipótese alguma, ter problemas de direitos autorais;
g) Referências bibliográficas:
- Citações: todas as referências bibliográficas devem seguir o modelo havard;
- Quantidade: para publicação na revista o limite máximo de referências é de 10, sendo que para publicação em caderno temático o limite máximo de referências é de 25.

3) Contacto:

Os contactos com o editor da Revista Segurança Comportamental – para envio de texto e imagens, ou para eventuais dúvidas – devem ser mantidos através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Segurança Comportamental

A revista Segurança Comportamental é uma revista técnico-científica, com carácter independente, sendo a única revista em Portugal especializada em comportamentos de segurança.

Social Share

Pagamentos

# # # #


 

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…